Dia 28 de 40
Hoje estiveram todos os turnos cobertos mas apenas 12 pessoas a rezar, e 3 pessoas lá fora a falar com as grávidas.
Uma mulher já mãe de 3 filhos, que ontem mesmo o Tribunal sentenciou terem de ser entregues ao pai por a mãe estar desempregada e neste momento até ter sido despejada, foi fazer a ecografia prévia ao aborto. Vinha do interior do País, o bebé é do mesmo pai que os outros 3, mas sofre muito com esse homem, que embora tenha ficado com as crianças é violento e desequilibrado. A amiga que a acompanhava contou-nos que estava revoltada pois as assistentes sociais de lá nunca a ajudaram e ainda lhe disseram que se tivesse este bebé , o mesmo lhe seria também tirado. Dava muita pena pois via-se que ainda estava em choque com a reviravolta que a sua vida de repente deu.
Outra mulher, que tinha sido mãe aos 19 anos, e que tem por tanto uma filha de 9 anos e outra de 18 meses, está grávida de 6 semanas, tem o aborto marcado para a semana. Falámos muito com ela, dava-nos razão em tudo, mas dizia que não podia de maneira nenhuma manter mais uma criança neste momento. Que talvez para o ano tentasse nova gravidez…Ainda assim ficou tocada com a nossa conversa, e ainda há tempo para rezar..
Um casal muito novinho, ao dizermos-lhes que “sabemos que hoje é um dia difícil para vocês”,ela ficou com os olhos presos em nós, deteve o passo (já estava nas escadas da clínica), os olhos encheram-se-lhe de lágrimas e parecia querer falar, mas o namorado pegou nela pelo braço e disse “isto ainda não é nada , não é nenhum bebé” e levou-a lá para dentro quase à força.
Ainda mais um casal aceitou muito bem a abordagem, foram muito educados embora parecessem irredutíveis. chamou-nos a atenção virem num carro muito caro e com roupas caras. Contaram-nos que já tinham 2 filhos e que agora não podiam ter este. Pelo menos não disseram que era pela crise…
plataforma 40 dias pela vida