DIA 22 – 16 de outubro de 2013

Dia 22 de 40.

Hoje estiveram  19 pessoas  a rezar nos vários turnos.
 
Soube agora que ontem ao fim do dia estiveram seminaristas a rezar duas horas, com viola e tudo, foi uma oração muito bonita e intensa, conta quem lá esteve.
 
Quarta feira é sempre dia de grande violência. As pessoas entram e saem agressivas da clínica.
 
Os voluntários que estavam na rua foram insultados aos berros por duas mulheres que passaram depois de sair da clínica. Uma rapariga antes de entrar para fazer um aborto disse a uma voluntária que se lhe dirigia a palavra lhe “ia à cara”. (enfim não fosse isto tão triste e dramático e até teria tido a sua graça, mas não dá mesmo para rir).
 
Com o namorado dessa rapariga, enquanto ela estava a abortar, conseguimos falar muito bem bastante tempo. Contou-nos que ela já tinha outros filhos e que só namoravam há 45 dias pelo que não podiam ter este filho. Basicamente o discurso era ” como vou ter um filho de alguém que conheço há 45 dias?” além do discurso da crise e que não havia condições neste pais para ter filhos agora…
 
Quem esteve connosco a rezar o terço foi uma mulher muito valente, de 32 anos, mãe de 4 filhos.  O último agora com 15 meses, foi, nas suas próprias palavras ,”salvo na porta da clínica”pelas voluntárias das Mãos Erguidas.
 
Esta mulher teve os seus 4 filhos contra a vontade dos pais dos mesmos, quer os dois mais velhos de 13 e 10 anos, quer a de 3 anos, quer o último. No entanto tem o grande sofrimento de entre os dois últimos filhos ter feito um aborto. Apesar de já terem passado dois anos e de ter recebido perdão sacramental, não se consegue sentir perdoada, e chora convulsivamente ao recordar esta história.
 
Gosta de ir para a porta da clínica quando os voluntários abordam as grávidas para dar o seu testemunho e dizer às mães que não abortem, que não sabem o sofrimento que vão passar.
 
Enfim , foi um dia duro, dezenas de abortos, algumas grávidas que disseram, depois de ser abordadas que não iriam abortar, mas que nunca se sabe até chegar o dia do aborto mesmo…
 
Obrigada, até amanhã
Plataforma 40 dias pela Vida
Scroll to Top